Semanalmente, sempre muitas pessoas me perguntam se é viável fazer um intercâmbio de curta duração, de até 4 semanas. É viável ou não?
Ao contrário de muitas pessoas, quando eu vim fazer meu intercâmbio em Londres, em 2008, eu vim por 1 ano.
Nossa! 2008, estou ficando velho. Lembro de que, naquela época, era permitido aos estudantes trabalharem 20 horas por semana, o que era fundamental para conseguir uma grana extra para pagar as despesas de aluguel e alguns pints. É como acontece hoje na Irlanda, onde os alunos de curso acadêmico podem estudar e trabalhar.
Afinal, o Intercâmbio de curta duração vale a pena?
Com o passar do tempo, as leis de visto para estudante na Inglaterra mudaram, já que, atualmente, o estudante não pode mais trabalhar. Entretanto, como a Inglaterra é também conhecida como o país da Educação, esse destino continua sendo um dos mais procurados para cursos Universitários e cursos de inglês. Devo lembrar que o perfil do aluno também mudou: para você ter uma noção, muitos dos programas que a ICGroup comercializa na terra da Rainha são de 2 , 4 e 12 semanas. O perfil desses estudantes é de profissionais que possuem apenas 4 semanas de férias, estudantes que também estão de férias ou profissionais em fase de transição de uma empresa para outra.
Durante todos esses anos que recebemos estudantes do Brasil, percebemos que o motivo principal do intercâmbio, além de aprender o idioma, é ter um diferencial no currículo, como também ter a oportunidade de viver em outra cultura.
Sim, muitos profissionais de diversas idades nos procuram informando que estão com sua carreira em risco, caso não aprendam ou aperfeiçoem seus conhecimentos no idioma.
Mesmo que seja um período curto, é tempo suficiente para ter um bom aprendizado e também uma grande realização pessoal.
Uma coisa é certa: o aluno não voltará para o Brasil falando inglês fluentemente, mas poderá ter uma boa melhora no nível de Inglês, lembrando que estudar 1 mês de inglês e se jogar na imersão do idioma é o equivalente a estudar de 12 a 18 meses no Brasil.
E por último, a maior dica que eu dou para os alunos que vêm para um período curto é para que tentem pensar e falar em inglês 24 horas por dia.
Para contar com todo o suporte necessário, para a realização desse sonho chamado intercâmbio, entre em contato com a ICGroup Education ou solicite um orçamento